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04. Relacionamento – brklyn
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04. Relacionamento

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04. Relacionamento

13 Razões por que você deve investir em marketing digital

04. Relacionamento

O meio virtual é feito de relacionamentos. Onde usuários falam de tudo um pouco com pessoas, de pessoas, com marcas, em uma relação de um para muitos. Toda vez que uma pessoa digita algo, principalmente em uma rede social, ela inicia uma conversa e essa conversa tende a se espalhar.

Neste cenário de ampla conversação, você deve se perguntar:

“Como faço para ter uma relacionamento sólido com os meus consumidores?
Como crio novas relações?
Como devo utilizar as relações já existem a meu favor?”

O melhor entendimento destas perguntas permite um bom resultado em ações de relacionamento. Já diziam Philip Kotler e Armstrong, em Princípios de Marketing:
“Marketing de relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos

Já falei aqui como um site próprio pode ser um importante canal para falar com seu público e aqui como as redes sociais são canais importantes de relacionamento uma vez que os consumidores neste ambiente recebem conteúdos tanto quanto produzem. E por isso você deve adicionar o relacionamento em seu planejamento digital.

Dicas para um marketing de relacionamento de sucesso nos meios digitais

1. Conheça seu cliente

Identificar seus clientes é muito importante e esse é um trabalho que muitas empresas subestimam ao longo do tempo e acabam com um banco de dados incompleto ou desatualizado e quando precisam se comunicar com o cliente não conseguem.

Então, como você pode conhecer melhor seus clientes?
• Aproveite todas as oportunidades para verificar os dados cadastrais.
• Envie frequentemente pesquisas de opinião.
• Muitos clientes apresentam espontaneamente suas avaliações durante o atendimento. Registre essas opiniões, sugestões e críticas.
• Lembre-se, ainda, da pergunta mais importante: Você recomendaria nossa empresa a um amigo? Sempre que a resposta for sim, você saberá que está desenvolvendo um bom relacionamento com seu cliente.

2. Segmente

O banco de dados dos clientes é muito importante. No entanto, ele não vale de nada se não for bem utilizado. Em outras palavras, é preciso fazer alguma coisa com todas essas informações, certo?
O que você precisa fazer é segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes e, então, criar abordagens personalizadas para cada segmento. Por exemplo, campanha direcionada no dia dos pais, no dia das mães, etc.
Não vou falar muito sobre segmentação e qualificação de clientes. Isso é assunto para outra fita.

3. Crie ações que incentivem seu retorno

As ações que incentivam o retorno estabelecem um ciclo em que fica mais fácil desenvolver o relacionamento com o cliente, a longo prazo.
Um bom exemplo são os programas de fidelidade. Nestes programas, a cada compra o cliente ganha benefícios para voltar e comprar de novo.

4. Monitore

Por mais que o marketing de relacionamento exija um contato contínuo, como acabamos de dizer, o significado disso pode variar conforme o mercado em que você atua.
Então, fique atento se a frequência do seu contato não irá desgastar a relação que tem com seu público.

5. Trabalhe o relacionamento em 2 vias

Marketing de relacionamento não consiste apenas em falar com o cliente. Também é muito importante ouvi-lo. E para isso é necessário ter os canais certos.
Muitas empresas erram por não ter um canal de comunicação adequado para receber reclamações ou responder às perguntas dos clientes.
É por esse motivo que um site como o Reclame Aqui tornou-se tão popular. Ele trouxe uma via para o cliente se expressar e ser ouvido, algo que muitas empresas não oferecem.

Percebeu como é importante se relacionar de forma efetiva com seu público?.
Por isso conte com a Brklyn Creative Studio para planejar e gerenciar suas ações de relacionamento no meio digital. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato.

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